3A0FB507-ED09-4240-BEE5-AC52EE84C4A5.jpe

roma

lançado a 26 de março de 2021
 

Instrumental por Raez e Davide Lobão

Música, letra e mistura por Davide Lobão

Masterizado por Filipe Louro @ Arda Recorders

Artwork por Catarina Araújo e Luís Teixeira

Vídeo por Luís Teixeira

contracultura.pt
2021 © todos os direitos reservados

A adaptação é das coisas mais dolorosas para o ser humano, essa e a mudança.

 

Corria o ano de 2014 e Roma, uma canção feita no sofá, com o som de fundo de um ensaio intempestivo, parecia a solução ideal para marcar uma viragem. Um disco saíu e a canção ficou de fora.

Fast forward até 2020 e cumpri uma promessa antiga: entreguei ao Raez a guitarra e a voz desta canção, feita num sofá, com uma banda a tocar de fundo. Como só o Raez sabe fazer, a música encaminhou-se para a sua história, uma canção frontal sobre mudança e adaptação.

 

Em 2021 lanço-a na esperança que durante cinco minutos se mudem daqui e vejam as coisas que quiserem, talvez as que que realmente importam.

:: vídeo

“[ROMA] De um território a um sentimento [AMOR] Da fronteira para a liberação. O único risco deste anagrama é o da adjetivação pirosa, parola, pindérica da palavra; onde não parece caber o que realmente importa. E isso diz muito da geografia. E isso diz muito do sentimento. E isso diz muito da palavra. O de não haver risco que não o da fronteira. O de não nos vermos fora dela.” Luís Teixeira

O Luís acompanha a música que faço e ajuda-me a ter perspectiva da mesma. Felizmente tive o desplante de lhe pedir para me fazer este vídeo, ao qual ele chamou de ensaio visual. A interpretação do Luís à música conta a história da melhor forma que eu algum dia podia ter imaginado. A captação de imagens, edição e fotografia são dele.

Roma é a música que descreve caminho, motivo e que liga o disco de 2015, 'Na Volta', ao presente. Em 2020 contactei o Raez e entreguei-lhe uma música de guitarra e voz. Assim bem perto do Natal recebi de volta o instrumental que fez nascer a canção para uma cidade minha. Nunca fui a Roma. Vi na televisão que é bonita e tem monumentos antigos. Se um dia for a Roma espero ser romano.